sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dicas de cuidados especiais com lixas!!!

Cuidados com o Processo:

Faça movimentos sempre no sentido do veio da madeira, para não provocar ranhuras na superfície.

Retire toda a poeira depois do lixamento, para que a superfície possa receber bem a etapa seguinte.

Cuidados com a Pressão:

Trabalhe com lixas em bom estado de abrasividade e com uma pressão moderada, para permitir que as fibras sejam cortadas uniformes. Lixas grossas e pressão excessiva no lixamento ocasionam rugosidades e manchas de queimaduras no tratamento seguinte da superfície.
Em lixadeiras de cinta larga faça a remoção como indicado abaixo, com maior remoção nas granas mais grossas e remoções menores nas mais finas que garantem melhor acabamento e aumentam a vida útil da lixa e da lixadeira.

Cuidados com a Umidade:
Não deixe passar um dia entre o lixamento e a aplicação de fundos, em caso de peças montadas como cadeiras e mesas. A umidade do ambiente penetra na madeira fazendo com que sua superfície fique rugosa, prejudicando a qualidade da pintura. Isso ocorre bastante com madeiras macias como pinus, caixeta, freijó, entre outras.

Problemas mais comuns:
Um grande problema no lixamento de madeira é o empastamento pelo pó gerado durante a operação. Para aumentar o tempo de vida útil da lixa e dos equipamentos, melhorar o acabamento, diminuir o pó no ambiente de trabalho e garantir maior limpeza das peças lixadas, siga as seguintes regras:

  1. Utilize lixas com efeito antiestático que evitam o "efeito tampão" ou empastamento
  2. Observe se as peças com cola ou com massa estão realmente secas, evitando o empastamento prematuro
  3. Use um sistema adequado de exaustão e aterramento para melhor eficiência da operação
  4. Utilize lixas com grão zirconado para operações de calibração, e de óxido de alumínio cerâmico para as operações de acabamento.