sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Confira dicas especiais sobre colagem!!!

PREPARAÇÃO

Em colagens de madeira, tão importante quanto a escolha do adesivo correto, é a preparação adequada da madeira.
As falhas de colagem ocorrem normalmente devido à preparação inadequada.

Para se obter colagens sólidas e consistentes, alguns conceitos básicos, na preparação da madeira, devem ser observados e, criteriosamente seguidos para uma aplicação perfeita.

UMIDADE:
A umidade da madeira deve ser criteriosamente controlada.
A faixa ideal de umidade, independente do tipo de cola, madeira ou equipamento utilizado na operação, fica entre 6% e 12%.

DENSIDADE:
A densidade é outro fator importante, pois é ela que vai determinar a escolha do adesivo e das condições de prensagem.
Normalmente, para madeiras de alta densidade utiliza-se adesivos com maior poder de penetração e maiores valores de pressão.
Já para madeiras de média e baixa densidades, é interessante que se utilize adesivos de menor viscosidade e, conseqüentemente, menores valores de pressão.

UNIFORMIDADE:
Uma usinagem perfeita é essencial para tornar a madeira apta para a colagem.
Preste atenção: as superfícies dos materiais devem estar perfeitamente aplainadas para mantê-los o mais próximo possível, durante o processo de prensagem, e assim, evitar que se formem espaços vazios (bolhas) entre as superfícies dos materiais.

TRATAMENTO EXTERNO:
Não se deve fazer nenhum tipo de tratamento (superficial ou interno) na madeira que possa posteriormente prejudicar a qualidade da colagem.
A aplicação de produtos químicos na madeira, antes da colagem, pode causar sérios problemas se não for criteriosamente avaliada.
Seladores e vernizes, entre outros, causam entupimento dos poros, não permitindo a fixação do adesivo.
Substâncias oleosas não-voláteis, como gorduras e óleos, formam uma película entre a madeira e o adesivo, não permitindo a colagem.
Deve-se tomar muito cuidado quando se está fazendo o tratamento da madeira com biocidas.
Existem produtos que reagem com os adesivos vinílicos modificando suas propriedades e causando enfraquecimento da linha de colagem.
Qualquer operação de lixamento deve ser feita com materiais abrasivos totalmente isentos de ferro.
Partículas de ferro em contato com o adesivo, que possui caráter oxidante, reage causando o escurecimento da linha de cola.

DICAS E TRUQUES:
Para ter um manuseio mais fácil na aplicação da cola branca (adesivo vinílicos), coloque a cola em uma embalagem menor e com bico de aplicação como, por exemplo, uma embalagem de mostarda usada em lanchonetes, que você pode comprar em qualquer supermercado.
Também pode ser usado, um pincel para a aplicação de cola dentro de cavas e furos.
Desta forma torne-se mais fácil a aplicação de cola de forma homogênea.
Caso a cola branca escorra durante ou após a sua aplicação, limpe o mais rápido possível com um pano úmido, até que consiga remover todo o excesso que escorreu.
Estas dicas se aplicam ao uso de adesivos de contato e vinílico.